Mágicas com baralho

NOMENCLATURA MÁGICA.
Certos termos usuais em cartomagia podem ser desconhecidos, aos que entram em contato com os mesmos, pela primeira vez. Razão porque, damos a seguir, esclarecimentos sobre os termos mais usados no presente texto.
CARTAS: Em todos os efeitos mágicos reunidos neste manual, é usado o baralho ou cartas francesas. O maço completo compõe-se de 52 cartas.Existem quatro naipes num baralho. Ouras, Copas, Paus e Espadas e cada naipe 13 cartas. Sendo dez numerados de 1 a 10 e três figuras: Valete (11),Dama, (12): e Rei, (13). Além de dois Coringas.
CARTA DA BOCA: É a última carta do maço, estando este com as cartas ou topo voltado para cima. (teto) ou para baixo (solo).
BOCA DO BARALHO: No maço, entende-se a face em que ficam os naipes das cartas. O que normalmente fica voltado para a mesa ou palma da mão.
CORTE: (CORTAR AS CARTAS OU O MAÇO) É o ato de dividir o maço em duas partes para inverter suas posições. Isto assegura que as cartas tanto da boca como do topo, sejam desconhecidas.EMBARALHAR: É a ação de mesclar, (intercalar) as cartas do baralho.
ESPECTADOR; (ES): Aquele ou aqueles que assistem as exibições do mágico.(EMPALMAR): Ocultar uma ou várias cartas na palma da mão para realizar determinado jogo.
DUAS COMO UMA, ("DOUBLE LIFT"): Isto significa que o mágico toma duas carias e mostra como se fosse uma só. É um passe muito importante ensinado mais adiante.
FORCE, (FORÇAR): Induzir o espectador a escolher ou tomar uma carta que o mágico necessita fazendo aquele acreditar que a escolha foi livre.
MAÇO: Designa-se o jogo completo de cartas.
NAIPE: Um baralho é constituído Espadas.
COSTAS DAS CARTAS OU TOPO: São a face das cartas, cujos desenhos são todos iguais.
REGRAS E SUGESTÕES BÁSICAS PARA O APRENDIZADO DA ARTE DEFAZER MAGICAS COM CARTAS
1 - Não queira aprender todos os truques de uma só vez. Leia com atenção a discrição de cada jogo e faça uma avaliação geral, anotando os que mais lhe agradar.
2- Comece a praticar as mágicas que mais gostou tendo em mãos o baralho e elementos solicitados.
3-Releia cada instrução quantas vezes forem necessárias, para entendê-las bem e execute todos os movimentos passo a passo.
4-Ensaie até estar convencido de que pode executá-lo a princípio para uma assistência imaginária e depois a um amigo ou pessoas presentes.
5-Procure adornar suas mágicas com uma estória fantasiosa. Seja de mistério, pseudocientífico ou a seu gosto pessoal.
6-Uma demonstração mágica deve ser alegre, descontraída, porém impregnada de certa dose de mistério, domínio e perícia no trato com as cartas.
7-Não anuncie com antecedência o desfecho da mágica que está executando.Seria o mesmo que anunciar o final de uma piada antes de contá-la.
8-Evite atribuir a poderes pessoais as maravilhas de suas mágicas. O mágico é um artista e não um impostor. A modéstia será sempre melhor apreciada.
9-Em cada apresentação, seja de uma ou várias mágicas, verá suas qualidades e aptidões aumentarem. Não leve a sério pequenos erros ou falhas.Aos poucos sua segurança e capacidade de convencer aumentará até ao domínio total de suas exibições.
10  Não se limite em saber executar automaticamente os seus números.Aprenda a comportar-se adequadamente diante de sua assistência. Uma conversação brilhante, desenvoltura nos movimentos, segurança e estar sempre em condições de responder educadamente a objeções mesmo quando embaraçosa. O mágico é um ator que interpreta o papel de mágico.

OS QUATRO REIS AMIGOS


MATERIAL NECESSÁRIO
Um baralho completo.

O EFEITO
O mágico mostra os 4 reis para a platéia e os coloca em seguida em cima do maço, virados para baixo. O mágico diz à platéia que os reis são muito amigos e, portanto, é quase impossível separá-los, mas que mesmo assim ele vai tentar. Ele põe o primeiro rei embaixo do maço, o segundo e o terceiro em qualquer lugar no meio do maço e deixa o quarto rei em cima. Após um corte simples, ele procura onde estão os 4 reis. Por fim mostra para a platéia que eles estão todos juntos!

O SEGREDO
1- Retire do maço os quatro reis e mais outras duas cartas quaisquer.
2- Disponha as cartas, viradas para cima, na seguinte ordem: rei, carta qualquer, carta qualquer, rei, rei, rei.
3- Abra o leque de forma que só se possam ver os reis (com as duas cartas quaisquer escondidas atrás do segundo rei), e mostre-os para a platéia.
4- Feche o leque e o coloque, com a boca para baixo, em cima do maço.
5- Conte à platéia que esses reis são amigos desde a infância e nunca ninguém conseguiu separá-los. E você provará isso.
6- Coloque a primeira carta (rei) embaixo do maço.
7- Coloque a segunda carta (que é uma carta qualquer, mas todos pensarão que é um rei) em qualquer lugar no meio do maço.
8- Coloque a terceira carta (outra carta qualquer) em qualquer outro lugar no meio do maço.
9- Pegue a quarta carta, mostre a platéia e diga: "Esse último rei eu vou deixar em cima do maço, longe dos outros três". Retorne então a carta ao topo do maço (na verdade existem 3 reis em cima do maço, mas só você sabe disso).
10- Corte o maço ao meio e ponha a metade de cima na parte debaixo.
11-Procure pelos reis e mostre que eles realmente estão juntos novamente no meio do maço!

TAPA MÁGICO

MATERIAL NECESSÁRIO
Um baralho completo.

EFEITO
A carta escolhida pelo espectador some de cima do baralho e aparece no meio dele, como se tivesse sido empurrada para baixo.

SEGREDO
1- Faça três montes de qualquer tamanho, com as cartas viradas para baixo, e fique com cerca de vinte cartas em sua mão.
2- Peça para um espectador escolher uma carta do meio de qualquer monte, olhá-la e colocar em cima de qualquer monte. Enquanto ele faz isso, coloque na palma de sua mão uma carta do maço que está com você sem que ele perceba.
3- Pergunte ao espectador de que modo ele prefere que você faça seu toque mágico, com violência (bata forte em cima do maço em que está a carta que ele escolheu, deixando em cima dela a carta que você tinha empalmado) ou com leveza? (toque levemente com o dedo sobre qualquer carta)
4- Feita a escolha, toque ou bata nos três montes da forma que ele escolheu.
5- Coloque a primeira carta do monte onde está a carta que ele escolheu em cima de outro monte (na verdade essa é a carta que você tinha empalmado, mas ele pensará que é a carta que ele havia escolhido).
6- Pergunte a ele onde está sua carta agora, e ele provavelmente apontará para o monte errado. Ponha esse monte em cima dos demais, e diga que vai mandar com seu tapa mágico a carta para o meio do maço.
7- Dê um tapa razoavelmente forte em cima do maço. Mostre que a primeira carta já não é mais a dele, e mostre-a no meio do maço!

DICA
Lembre-se sempre: treino, treino, treino.

ADIVINHANDO AS CARTAS ESCOLHIDAS

MATERIAL NECESSÁRIO
Um baralho completo.

O EFEITO
O mágico pega o maço de cartas e corta-o em dois montes. Ele chama dois expectadores, dando a cada um deles um monte e solicitando que cada um escolha, retire e memorize uma das cartas de seu monte, devolvendo o restante. Em seguida, ele confirma se ambos gravaram suas cartas e deixa-os recolocarem as cartas nos seus montes. O mágico adivinha quais foram as cartas escolhidas.

O SEGREDO
Prepare o maço assim: todas as cartas vermelhas devem ficar juntas, separadas das pretas. Quando o espectador que escolher uma carta da metade vermelha for recolocar a carta no monte, dê a ele a metade preta, e vice versa. Naturalmente, assim que abrir o maço você pode ver instantaneamente quais as cartas que foram escolhidas. Depois é só embaralhar o maço para "iludir" a platéia e anunciar quais foram as cartas escolhidas.

AS TRÊS ÚLTIMAS CARTAS

MATERIAL NECESSÁRIO
Um baralho completo (sem o coringa)

EFEITO
Três pessoas escolhem 1 carta cada uma. O mágico divide o baralho em três, e cada pessoa
põe sua carta em um dos montes e cobre esse monte com cartas de outros montes. O mágico
junta todas as cartas e mostra uma sim uma não. As cartas escolhidas nunca aparecem. No
final só sobram três cartas, que são justamente as cartas escolhidas!

SEGREDO
1- Embaralhe bem as cartas e peça para três pessoas escolherem livremente uma carta do
baralho.
2- Enquanto elas olham as cartas, faça três montes, uma ao lado do outro. Faça um com 10 cartas e dois com 15 cartas. Sobrarão 9 cartas em sua mão. Tente fazer isso de modo que as pessoas não percebam que você está contando o número de cartas de cada monte.
3- Peça para a primeira pessoa colocar sua carta, virada para baixo, em cima do primeiro monte (o que tem dez cartas). Peça então para ela pegar quantas cartas quiser do segundo maço e colocar sobre o primeiro monte
4- Peça para que a segunda pessoa coloque sua carta em cima do segundo maço e pegue quantas cartas quiser do terceiro maço e coloque sobre a sua carta.
4- Peça para a terceira pessoa colocar sua carta em cima do terceiro maço. Coloque as 9 cartas restantes em sua mão sobre sua carta.
7- Diga que vai fazer um pequeno corte e tire quatro cartas de cima do maço e coloque-as embaixo.
8- Diga que você agora vai fazer dois montes, um com as cartas para cima e outro com as cartas para baixo. Coloque a primeira carta de cima de seu maço para cima, a segunda para baixo, a terceira para cima, a quarta para baixo, etc.
9- Diga para os espectadores mandarem você parar quando virem alguma de suas cartas.
10- Após ter feito os dois montes, se você fez tudo certo ninguém vai ter visto sua carta. Pegue o monte com as cartas viradas para baixo e faça o mesmo que você fez no passo 8.
11- Quando acabarem suas cartas repita o processo, até sobrarem três cartas viradas para baixo e três viradas para cima. Mostre as três cartas viradas para baixo à platéia, e surpreendentemente estas são as cartas escolhidas!

O BOLSO MÁGICO

MATERIAL NECESSÁRIO
Este truque de mágica necessita de 20 cartas e um curinga.

EFEITO
Um espectador embaralha as cartas e enfia um curinga entre duas delas, memorizando o valor das cartas que estão à direita e à esquerda do curinga. O espectador então corta o maço em dois, e o mágico enfia cada parte do maço em um bolso. Então ele retira uma carta de cada bolso e, SURPRESA! As cartas são justamente as que estavam em volta do curinga.

COMO FAZER A APRESENTAÇÃO DA MÁGICA
1- Peça para o espectador embaralhar bem as cartas, depois abri-las em um leque, de forma que só ele possa ver as cartas. Peça para o espectador enfiar o curinga entre duas cartas, mas virado para o outro lado.
2- Peça para o espectador fechar o maço e entregá-lo para você.
3- Faça dois montes. Coloque a primeira carta de cima do maço no primeiro monte, a segunda no segundo monte, a terceira no primeiro monte, a quarta no segundo monte, e assim por diante. Quando terminarem as cartas coloque o segundo monte em cima do primeiro monte.
4- Repita o passo 4 mais uma vez.
5- Diga que agora não será mais necessário usar o curinga. Procure-o no maço, e quando acha-lo coloque as cartas que estavam embaixo dele em cima do maço.
6- Peça para o espectador cortar o maço mais ou menos no meio. Coloque a parte de cima do maço no bolso direito, com a face virada para o seu corpo, e coloque a parte de baixo do maço no seu bolso esquerdo, com as costas viradas para o seu corpo.
7- Esfregue as mãos e diga as palavras mágicas de sua preferência.
8- Enfie uma mão no bolso esquerdo e outra no direito. Puxe a quinta carta de cada monte (considerando que a primeira carta é a que estiver mais longe do seu corpo), e essas são as cartas que estavam em volta do curinga!

TRÊS É DEMAIS

MATERIAL NECESSÁRIO
Um baralho completo.

O EFEITO
O mágico adivinha o valor de três cartas viradas para baixo.

O SEGREDO
1- Peça a um espectador para que embaralhe as cartas.
2- Pegue-as de volta e diga que esqueceu de retirar o curinga. Ao folhear o baralho em busca do coringa, memorize rapidamente as três primeiras cartas que estão abaixo da carta no topo do maço.
3- Retire o curinga e descarte-o
4- Embaralhe o maço, sem embaralhar as quatro cartas de cima.
5- Peça para o espectador cortar o maço em dois. Coloque os dois montes virados para baixo sobre a mesa.
6- Peça para ele tocar em um dos maços. Se ele tocar no monte que estava por cima peça para ele pegá-lo. Se ele tocar no outro monte, pegue-o para você e diga para o espectador ficar com o monte que sobrou. O importante é que o espectador fique com o monte que estava por cima.
7- Peça para ele tirar a primeira e a última carta e deixá-las de lado. Peça-o para colocar as três próximas cartas de cima viradas para baixo uma ao lado da outra. Se você fez tudo certo, essas são as cartas que você memorizou. Ponha a mão em cima delas e diga seus valores!

A VIRADA MÁGICA

MATERIAL NECESSÁRIO
25 cartas de um baralho qualquer.

O EFEITO
O espectador escolhe livremente uma carta, depois a retorna ao maço. O mágico diz as palavras mágicas e a carta escolhida vira-se para cima!

O SEGREDO
1- Antes de começar, vire a última carta do maço com a boca para cima (nype e figura voltados para cima).
2- Abra um leque, tomando cuidado para que a última carta não seja revelada, e peça para
alguém escolher e retirar uma carta sem mostrar a você.
3- Enquanto o espectador olha a carta, feche o maço e enquanto você o arruma, vire-o discretamente para o outro lado.
4- Peça para o espectador devolver a carta em qualquer lugar no meio do maço. A carta que
ele escolheu está agora ao contrário das demais, com exceção da primeira.
5- Enquanto você conta ao espectador sobre o poder dos mágicos (para distraí-lo), vire o
maço novamente para a posição original e coloque-o, fechado, em cima da mesa. Neste momento as únicas cartas viradas com a boca para cima são a escolhida pelo espectador e a última.
6- Coloque o maço em cima da mesa e ponha uma das mãos sobre ele. Diga: Simsalabim, simsalabim, carta escolhida, vire para mim.
7- Retire carta por carta de cima do monte, repetindo a frase mágica, até chegar na carta escolhida, que estará virada para cima!

VISÃO DE RAIO-X

MATERIAL NECESSÁRIO
Um baralho completo e sua caixa.

EFEITO
O mágico pega um baralho ainda na caixa, mostra para o espectador e diz ter visão de raio-X. Ele tira o baralho da caixa, dá para o espectador embaralhar e retorna o baralho na caixa. O mágico diz o valor de uma carta, puxa uma carta de dentro da caixa, e ela é a mesma que ele tinha mencionado. O mágico repete esse truque para quantas mais cartas quiser e sempre acerta!

SEGREDO
O único truque envolvido é o de fazer com uma tesoura ou faca um pequeno corte, no formato de um quadradinho, no canto inferior direito, pequeno o suficiente para que seja coberto com o seu dedo quando você for mostrar a carta, mas grande o suficiente para que você consiga ver o valor da carta no topo do monte.
ADIVINHANDO OS NÚMEROS

MATERIAL NECESSÁRIO
Um baralho retirando-se do maço as cartas dez, valete, dama e rei de todos os nypes.

EFEITO
O mágico descobre, com a força do seu pensamento, duas cartas escolhidas aleatoriamente pelo espectador.

SEGREDO
1- Peça para o espectador escolher uma carta qualquer e memorizá-la.
2- Peça para ele multiplicar por dois o valor da carta, mentalmente.
3- Somar cinco e depois multiplicar por cinco.
4- Peça para memorizar o resultado da conta.
5- Agora, peça para escolher outra carta e somar o valor dela com o primeiro valor
memorizado, ou seja, o resultado da conta.
6- Peça para ele falar o valor total. Desse valor, subtraia 25, com resultado de dois algarismos você descobrirá o valor das duas cartas pensadas. (Ex: se o valor total foi 76, menos 25, é igual a 51, a primeira carta escolhida foi o numero 5, e a segunda carta escolhida foi o numero 1, ou seja, o ás.)


O FORCE CRUZADO a carta que será forçada está na boca do baralho (última carta de baixo).Ofereça o baralho para o espectador e deixe-o cortá-lo. Peça para ele colocar o macete que ele cortou na mesa, e você coloca o outro macete em cima do macete dele formando uma cruz.Fale sobre o truque que você irá fazer, para retirar a atenção do espectador das cartas que estão na mesa. Depois peça para ele erguer o macete de cima e olhar na carta que ele cortou. Naturalmente essa é na verdade a carta original da boca do maço, mas ele pensa que escolheu uma carta livremente.
DUPLO CORTE CRUZADO corte cruzado pode ser usado para forçar 2 cartas Coloque uma das cartas à ser forçada na boca e a outra no topo de baralho. Use o mesmo procedimento do corte cruzado. Diga que a cruz marca as 2 cartas cortadas, e peça para o espectador retirar e memorizar estas 2 cartas. Elas serão as cartas forçadas.
FORCE 10 - 20A carta à ser forçada é colocada na nona posição do topo do baralho peça ao espectador para dizer um número qualquer entre 10 e 20, depois somar os dígitos, subtrair do número escolhido e contar no baralho até chegar na carta que está nessa posição. Exemplo: se o número escolhido for 15, 1 + 5= 6 - 15- 6 = 9. 0 resultado será sempre 9.
APLICAÇÕES PARA 0 FORCE. Uma vez que você aprendeu o force (fazer o espectador escolher uma carta que interessa ao mágico crendo que o fez livremente) o número de truques que você poderá executar com ele só é limitado por sua imaginação. Existem muitas aplicações nesta coletânea. Damos a seguir alguns exemplos.
FORÇA DA MENTE. Escreva num papel: ''Minha força mental prevê que você escolhera o 4 de espadas". Coloque a predição num envelope, de o envelope para um espectador e force o 4 de espadas como aprendido.
PODER DO OLHAR Force a Dama de Copas. Peça para o espectador se concentrar na carta, depois olhe nos olhes do espectador e diga qual fel a carta que ele escolheu.
ULTRAVISÃO. O mágico pede que lhe vendem os olhos e ainda assim encontra a carta escolhida. Se você conhecer a carta da boca de maço, antes de ter os olhos vendados, poderá forçá-la facilmente usando o corte cruzado. A venda não interfere mas proporciona muito mais dramaticidade.
LOCALIZAÇÃO PELA "CARTA CHAVE"Se você marcar uma carta no baralho e coloca-ia próxima de uma carta escolhida que você desconhece, poderá achar a carta escolhida, não importando quantas vezes o maço for cortado. A carta que você marcou mentalmente é chamada de "Carta Chave".Note a carta da boca do maço. Peça para alguém escolher uma carta,recolocá-la no topo do maço e cortá-lo. Isto colocará a carta "chave" diretamente em cima da carta escolhida.MAGNETISMO PESSOAL. Uma carta é escolhida, recolocada no maço e este é cortado. As cartas são abertas na mesa faces para cima (veja a ilustração). Um lápis é dado para um espectador e você diz que a personalidade dele magnetizou a carta escolhida e o lápis de modo que um atrairá o outro. Pegue o lápis e finja que uma força invisível puxa-o até que toque na carta escolhida. Naturalmente você conhece a carta escolhida pois que, ela está ¡unto com a carta "chave".
A CARTA CHAVE MÁGICA. Dê o baralhe para o espectador embaralhar e quando o devolver anote secretamente a carta da boca. Memorize essa carta, digamos que seja o 5 de Copas. Essa será a carta chave. Agora faça com as catas quatro ou cinco montes e peça para alguém olha, em qualquer um dos montes. E recolocá-la no lugar dos montes com as faces para baixo. Pegue no monte que tem a carta chave (5 de Copas) e coloque em cima do monte contendo a carta escolhida, e depois coloque os outros montes em qualquer ordem em cima. Você sabe que a carta escolhida está junto da carta chave e o maço pode ser cortado várias vezes sem separar as 2 cartas. Pegue o maço e vá passando as cartas até chegar na carta chave, a carta escolhida estará junto com ela, na sua frente.

A DAMA QUE MURMURA. Com a desculpa de procurar no baralho a Dama, olhe e memorize as 2 cartas que estão juntas da carta da boca do maço. Deixe a Dama na mesa, e peça para alguém, cortar o maço em 2 montes. Peça para o espectador contar a metade inferior do baralho, e após isto ser feito, a carta da boca estará no topo do maço, e as 2 cartas seguintes que você memorizou estarão na ordem invertida. Peça ao espectador para colocar a carta do tope no meio do baralho,colocar a carta seguinte do topo fique e a primeira carta que você memorizou no bolso. Outro espectador coloca também a carta seguinte no bolso (que é a primeira carta que você memorizou). Pegue a Dama e pergunte a ela quais foram as cartas escolhidas. Coloque a Dama no ouvido e finja que ela está dizendo o nome das cartas. Diga em voz alta o nome das duas cartas que você memorizou no início.

A PRÓXIMA CARTA. Uma carta é escolhida e é colocada no maço diretamente sob a carta chave.Vire as cartas uma a uma faces para cima na mesa (note mentalmente quando a carta chave aparecer e a carta que vier a seguir é a carta escolhida), mas continue virando mais algumas cartas depois que aparecer a carta escolhida.Diga ao espectador que a próxima carta que você pegar será a escolhida. Ele pensará que você está se referindo à carta seguinte do topo do maço, o que será impossível pois ele já viu a carta dele passar. Ao invés pegue a carta escolhida que já está na mesa.
AS COSTAS COMO CHAVE. Urna desvantagem da carta chave é a necessidade de olhar nas faces das cartas. Isso pode ser eliminado marcando as costas de uma carta e usando-a como carta chave. O modo melhor é colocar um ponto de lápis nos canto superior direito e inferior esquerdo da carta. Isso não será notado pelo espectador, mas pode ser visto facilmente pelo mágico. Essa carta é usada exatamente do mesmo modo que a chave da face, já explicado.

CARTA CHAVE CURTA Cortando rima ponta de uma carta, de modo que ela fique uma fração menor que o resto do baralho. Passando o dedo na ponta do baralho, essa carta poderá ser sentida facilmente. Com prática você poderá cortar essa carta para o topo ou para a boca do maço. Você tem agora uma carta chave que poderá sentir sem precisar olhar nela.

CARTAS CHAVE COM O CANTO CORTADO Parecida com a carta curta, só que desta vez só um canto da carta é cortado. O canto cortado requer mais prática para controlar, mas existe menos chance de ser percebido pelos espectadores.o do que a chave da face, já explicado.